Quero fazer um intercâmbio no exterior!

Algumas pessoas dizem que só é possível realmente aprender uma língua se passarmos um bom tempo em um país com nativos da língua que queremos aprender. Será que é verdade?Você precisa ir para os Estados Unidos, Canada, Austrália ou Inglaterra para aprender inglês?

DÚVIDAS FREQUENTES

– Quantas vezes por semana devo estudar?

– Quanto tempo vai levar pra eu falar inglês?

– Vou aprender mais rápido se eu morar fora do Brasil?

intercambio-06


Bem, vamos responder com um exemplo bem legal:

Uma vez uma pessoa disse que precisamos de 1200 horas de dedicação se queremos realizar bem uma determinada tarefa. Vamos ver esse cálculo em relação ao inglês.

Situação 1 – Você nunca estudou inglês. Vai para a escola 1x por semana e não faz nada relacionado ao inglês em casa. Supondo que você realmente não saiba nada de inglês e que não tem contato nenhum com a língua fora da sua sala de aula.

1 hora por semana.

4 horas por mês.

48 horas por ano.

Para atingir 1200 horas quantos anos seriam necessários?

1200 / 48 = 25 anos.


Situação 2 – Você nunca estudou inglês. Vai a escola 1x por semana e decide estudar pelo menos 1 hora por semana em casa.

2 horas por semana.

8 horas por mês.

96 horas por ano.

Para atingir 1200 horas?

1200 / 96 = 12 anos e meio.


Obs. Sim ainda é muito, mas você reparou que apenas com uma hora a mais de estudo semanal, esse tempo foi reduzido pela metade.

Mais horas de estudo = Tempo pela metade.

dedicação

É Baseado neste cálculo que a maioria das escolas de inglês dizem que você vai levar 6 anos, pois contam com 2 aulas por semana e acreditam que você fará as tarefas e estudará para as provas. Se fizer as contas vai chegar a cerca de 4 – 6 anos.


OBSERVE AGORA


Situação 3 – Você nunca estudou inglês. Vai para os Estados Unidos (por exemplo) e passa pelo menos 10 horas por dia em contato com a língua inglesa.

10 horas por dia.

300 horas por mês.

Para atingir 1200 horas?

1200 / 300 = 4 meses.


Já reparou que alguns estrangeiros vem pro Brasil e em alguns meses estão se comunicando, o intercambio de 6 meses é baseado nesses cálculos.

O que devemos aprender com esse exemplo?

QUANTO MAIS HORAS EM CONTATO COM A LÍNGUA QUE QUEREMOS APRENDER (OU COM A ATIVIDADE QUE QUEREMOS CONQUISTAR) MAIS RÁPIDO VAI SER PARA REALIZARMOS NOSSOS OBJETIVOS.

maxresdefault


SIM, É POSSÍVEL APRENDER INGLÊS SEM SAIR DO BRASIL

Frequentando uma escola, estudando sozinho, fazendo um curso online, etc. Você precisa, porém, de dedicação e persistência e vamos falar muito sobre isso em outros posts.Veja aqui alguns exemplos. Clique aqui.

Este post, porém, é sobre intercâmbios. Experiências em outros países para acelerar seu aprendizado. A ideia é apenas te apresentar algumas opções a apontar direções para você iniciar sua busca.


intercambio_edital


INTERCÂMBIO


O QUE EU PRECISO PRA FAZER UM INTERCÂMBIO?

  • Tempo
  • Dinheiro
  • Escolher bem o programa que vai realizar.

TIPOS DE PROGRAMAS NO MERCADO 

  • Programas de curto prazo. (1 a 3 meses)
  • Programas de médio prazo.(6 meses)
  • Programas de longo prazo. (1 ano ou +)

images

EFL OU ESL COURSES

Existem cursos fora do brasil comumente chamados de EFL (English as a Foreign Language – Inglês como Língua Extrangeira) ou ESL (English as a Second Language – Inglês como Segunda Língua). Em uma busca rápida pela internet você pode encontrar dezenas de escolas ou universidades nos Estados Unidos, Canada, Austrália e Inglaterra com cursos que vão desde 1 semana até 1 semestre. Sim, eles valem a pena. Normalmente a escola se encarrega de conseguir acomodação e ajudar o aluno a se sistematizar durante sua estadia.

Sim, esses cursos tem um custo médio para alto. Você pode também procurar agências especializadas em intercâmbio em sua cidade. Veja alguns links no final do post com dicas e sites de agências que podem te ajudar a escolher melhor.

RESUMINDO – Possível para qualquer nível de inglês. Custo de médio para alto. Tempo de duração de 2 semanas a 6 meses. Eu recomendaria para jovens acima de 15 anos de idade.


images (1)

WORK AND TRAVEL

É um programa que envolve trabalhar em outro país. O tipo de emprego vai depender muito do seu nível de inglês. Quando mais fluente você for, melhor vai ser o emprego que você vai conseguir. Os empregos, porém são sempre relacionados a hotéis, restaurantes, agências, turismo, viagens de cruzeiro etc. O programa tem um tempo limitado, você não vai conseguir um visto para trabalhar indefinidamente. O programa normalmente dura 1 ano. Tem um custo baixo de investimento, mas não traz grandes ganhos em relação a estudos, uma vez que o objetivo principal é a experiência trabalhando fora.

RESUMINDO – Possível para qualquer nível. Custo baixo. Tempo de duração de 1 ano. Eu recomendaria para jovens acima de 18 anos.


RotaryYouthExchange

EXCHANGE STUDENT PROGRAM

É um programa onde o aluno mora por 6 meses (ou um ano) em um outro país enquanto termina seus estudos no primeiro, segundo ou terceiro ano do colegial.

Você é recebido por uma família local que possivelmente tem filhos que estão participando, já participaram ou participarão do programa. Sua família americana o auxiliará durante todo  o seu tempo de estadia e você será recebido como um membro da família. O intercambiário se refere a família como Host Family e se refere a eles como Host Father (pai anfitrião) e Host Mother (mãe anfitriã).

É um programa de custo médio bastante popular para jovens de família de classe média ou superior. Um dos programas mais conhecidos é o do Rotary. Neste link você encontra algumas perguntas e respostas iniciais para este tipo de programa. Clique aqui.

RESUMINDO – Possível para qualquer nível de inglês. Custo médio . Tempo de duração de 1 ano. Você deve estar cursando o Colegial aqui no Brasil.


University_Credit

UNIVERSITY OR COLLEGE

Indicado para pessoas que querem realmente fazer uma faculdade em um outro país. Existem muitos detalhes para serem resolvidos e o interessado deve ser fluente em inglês. É sempre bom conversar com uma agência especializada ou dedicar muitas horas de pesquisa na internet. O sistema de ensino americano é um pouco diferente do nosso, então não basta fazer uma analogia simples do que você faria no Brasil. Informe-se.

O custo é alto, mas você pode se inscrever para bolsas totais ou parciais para ajudar a reduzir o investimento. Esportistas que estão no top do ranking em seus esportes têm boas chances de conseguirem uma bolsa de estudos. O nível dos cursos é muito bom e é um investimento que vale muito a pena. É uma excelente forma de enriquecer seu currículo.

O tempo de duração pode ser de 2 anos até 5 ou 6 anos dependendo se você for fazer todo o curso ou parte dele. Informe-se com bastante antecedência e comece a se preparar alguns anos antes. Veja no link a seguir uma das principais agências para organizar seu curso superior fora do Brasil. “Daqui Pra Fora” Clique aqui

RESUMINDO – Você precisa ser fluente em inglês. Custo alto. Tempo de duração de 2 a 5 anos em média. Você deve ter terminado o Colegial no Brasil.


download

GUARDEI OS MEUS DOIS

FAVORITOS PARA O FINAL


logo_transparent

AU PAIR

É um programa onde a pessoa trabalha como baba. É um dos programas que mais recomendo por achar que é um dos mais completos.

Você vai cuidar de 1 (ou mais) crianças por um período médio de 6 horas por dia, 6 dias por semana. Vai ganhar cerca de 500 dólares por mês para cobrir suas despesas. Porém, você não paga por aluguel e alimentação. Isso mesmo, contanto que você coma em casa, está tudo incluso.

Sua família anfitriã vai ainda financiar um curso básico de inglês. Você terá um tempo livre todos os dias e um dia de folga toda semana e um período de 15 dias de férias para poder viajar. A duração do programa costuma ser de 1 ano, mas você pode renovar o contrato para 2 anos. Sim, existem vários outros detalhes que você precisa saber e deve começar a se preparar cerca de 1 ano antes do momento de embarque para o pais escolhido.

O programa funciona para homens e mulheres. Muitos pais de meninos de idade acima de 5 anos preferem um homem para poder brincar, jogar bola etc com seu filho. O programa tem um custo baixo de investimento. Veja no link a seguir um blog dedicado a ajudar você a encontrar uma agencia de Au Pair.

Clique aqui.

RESUMINDO – É preciso um nível intermediário de inglês. Custo baixo. Tempo de duração de 1 a 2 anos. Você precisa ser maior de 18 anos.


logo_studyvacation

ESTUDO COM DIVERSÃO (FÉRIAS)

Existem programas que unem tempo de contato com a língua, estudo e passeios incríveis. É uma forma interessante de passar apenas 1 mês fora, dar uma acelerada em seu inglês e ainda conhecer lugares interessantes (Hollywood, Calçada da Fama, San Diego, Los Angeles, O estádio do Angels etc), parques temáticos (Disney,  California Adventures, Universal, Six Flags e Knotts Berry Farm), fazer compras, visitar praias (Huntington Beach, Laguna Beach e Santa Monica Pier), museus e vivenciar o dia a dia de um estudante em um país estrangeiro.

Esse tipo de programa é dedicado a jovens de 13 a 21 anos (pode ser um pouco mais velho). Guias especializados acompanham o aluno o tempo todo, dando segurança e tranquilidade para os pais e para o próprio jovem.

É um programa de custo médio. O investimento é um pouco maior do que uma viagem simples para Disney digamos de 15 dias, mas é muito mais completo pois une ao passeio, visitas culturais, praias, compras e estudo. Eu conheço de perto este programa e o recomendo.

Veja nos links a seguir como entrar em contato com a Study Vacation. A agência tem um programa de 3 semanas na Califórnia durante o mês de Julho.

Study Vacation Site.

Study Vacation Facobook.

RESUMINDO – Adequado  para qualquer nível de inglês. Custo médio. Tempo de duração de 3 ou 4 semanas. Direcionado para jovens de 13 a 21 anos.


689533-Intercâmbio-Gratuito-2015-Programa-do-Governo-1

Links úteis para pesquisa. 

Principais agências de intercâmbio do Brasil. Clique aqui.

Avaliação de cursos, agências e companhias. Clique aqui.

Dicas para escolher uma agência de intercâmbio. Clique aqui.

Lista de agências para work and travel. Clique aqui.


B1 Idiomas.jpg

São muitas opções e seria impossível fazer uma lista com sugestões para todas essas formas. Tomei a liberdade de deixar alguns links apenas como sugestão para você poder pesquisar um pouco mais.

Lembre-se porém com tempo, dedicação e persistência você pode aprender um idioma sem sair da sua casa e com um custo muito baixo.

B1 IDIOMAS está aqui pra te ajudar com essa tarefa.

www.b1idiomas.com

Boa sorte!

*************************************************************************************************

  • Fan Page no Facebook

Para ajudar em seus estudos criamos uma Fan Page no Facebook. Lá você vai encontrar mais dicas, músicas, vídeos e vamos poder tirar dúvidas e interagir ainda mais. Participe você também!

Curta nossa página no Facebook.
B1 Idiomas no Facebook

**************************

  • Instagram


Siga B1 Idiomas no instagram.
B1 Idiomas no Instagram

**************************

  • Loja virtual

Você pediu e a gente te atendeu. Você vai encontrar Canecas, posters e capinhas pra celular super legais com dicas de inglês e frases de filmes de séries de TV que conquistaram nossos corações.


Visite nossa loja virtual.
Loja virtual B1 Idiomas
.
.
B1 IDIOMAS – APRENDENDO INGLÊS NO TEMPO CERTO.
.
.

#Ingles  #AprendaIngles  #DicasDeIngles  #InglesOnline  #B1idiomas  #FernandoPerri

***********************************************************************

2 thoughts on “Quero fazer um intercâmbio no exterior!

  1. Adorei o site e essa postagem aqui…. fiquei curiosa, será que existe algo como intercâmbio, au pair pra adultos? Entre 21 e 40 anos teria algo? 🙂 Parabéns pelo site!

    • Olá,
      Obrigado pelo carinho.
      Sobre o intercâmbio para adultos….
      Bem, o próprio programa de au pair é indicado para maiores de 18. Alguns países aceitam Au pairs até dos 30 anos.

      – Existem muitos cursos de idiomas no exterior que conseguem pra você uma hospedagem nos dormitórios da faculdade ou
      em cada de família. Não chega a ser um intercâmbio, mas é uma experiência muito interessante e você pode ficar de 3 semanas até 6 meses ou um ano.

      – Existem programas chamados “Work and Travel” que são interessantes, mais ligados a experiência de trabalhar no exterior do que no ensino de línguas em si, mas são uma possibilidade.

      – Existem também programas de trabalho voluntário no exterior. Muito interessantes, alguns com os grandes felinos da Africa, outros com idosos na Irlanda ou ainda
      crianças carentes na India. Você precisa falar inglês, paga uma quantia pela passagem, hospedagem e alimentação e dedica parte do seu tempo para auxiliar as pessoas necessitadas. Acho esses programas muito interessantes.

      Visite alguns dos links que eu deixei no post. Faça uma pesquisa no google.
      Se quiser vamos trocando mais idéias ok?

      Abraços

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s